Desistir também é uma opção.
- Paula Lampé Figueira
- 25 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

Talvez você não esteja pronta para esse tipo de conversa, mas calma lá: não estou romantizando o fracasso!
Recentemente Gabriel Medina declarou em seu perfil no instagram que abriu mão da 1ª etapa do circuito mundial de surf em Pipeline, seu pico favorito, para cuidar da sua saúde mental.
"Tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes. Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida" (Gabriel Medina)
Medina disse que fechou a última temporada no limite, esgotado. Seriam problemas com a família? O relacionamento estaria acabando com a sua carreira? Sobre isso, não podemos dizer nada! Deixemos nossas interpretoses de lado e vamos escutar o que a atitude de Medina tem a nos ensinar.
Tanto o esporte profissional quanto o amador são marcados pelo ideal do atleta herói, que deve sempre render ao máximo e nunca expor suas fragilidades. O atleta com seus desejos, angústias, sonhos, expectativas e frustrações geralmente não é escutado em prol do desempenho que lhes é exigido o tempo todo. Por isso, falar sobre o cuidado à saúde mental ainda é um tabu no esporte. Mas atitudes como a de Medina e de tantos outros grandes campeões tem desmistificado isso!
Atleta que quer cuidar da saúde mental não precisa estar passando por um quadro de transtorno mental grave. Também não precisa ser um atleta "derrotado". Medina já fez história conquistando o seu sonho do tricampeonato mundial.
Sua atitude nos ensina que desistir pode ser uma opção quando se trata de cuidar da saúde mental. Demonstra que há um reconhecimento de que antes do atleta há um sujeito: para além dos títulos e da performance existe um ser humano com suas questões e singularidades.
Cuidar da saúde mental não é coisa de atleta problemático, afinal, problemas todo o mundo tem. Mas sem dúvida alguma, o atleta que cuida da sua saúde mental quer resolver seus problemas para encontrar uma margem de liberdade possível para continuar vivendo os seus sonhos!
Comments