O que fazer com a ansiedade pré-competitiva?
- Paula Lampé Figueira
- 1 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Você já sentiu ansiedade na véspera de uma competição? Dor de barriga, respiração curta, coração acelerado? Com dúvidas se vai conseguir ou não cumprir o desafio – ou até mesmo questionando por que você foi inventar de competir naquele dia? Essas sensações são o que muitos chamam de “ansiedade pré-competitiva”.
Na verdade, a ansiedade é um sentimento inerente ao humano. Ela vira um problema quando suas manifestações se tornam excessivas. Não podemos eliminá-la, mas é possível criar formas de lidar com ela.
O controle da ansiedade competitiva através de técnicas de relaxamento é uma das demandas mais comuns solicitadas aos psicólogos do esporte. Como ela tem manifestações tanto físicas quanto emocionais, o relaxamento visa reduzir a tensão muscular e mental, e também tem um componente importante de contribuir com a consciência de respostas corporais.
A ansiedade pré-competitiva está ligada a diversos fatores e um deles é a regulação do estado de ativação. Por issoé necessário ter a consciência deste estado e do nível de ativação ideal para atingir sua melhor performance. Eis a importância de saber como o nosso organismo reage em diferentes situações. A boa notícia é que o seu corpo pode te dar alguns sinais disso!
Uma respiração suave, ritmada e profunda está naturalmente associada a estados de tranquilidade e controle emocional. Já uma respiração acelerada, curta e irregular está diretamente ligada a estados de estresse e pressão, sinais das reações de luta e fuga como taquicardia, sudorese, dor de barriga, tensão muscular e dificuldade de raciocinar com clareza.
Uma técnica simples e bastante utilizada por muitos psicólogos para conter picos de ansiedade é o controle da respiração. A técnica consiste na indução a um estado de relaxamento e tranquilidade ao se executar uma respiração diafragmática e lenta. A diferença de tempo entre inspirar e expirar deve ser de 2 pra 1: solte o ar duas vezes mais lentamente que a inspiração.
O controle da respiração vai te ajudar a regular o seu estado de ativação. Mas lembre-se que ela não vai funcionar como um passe de mágica. Toda técnica por mais simples que seja precisa ser praticada diariamente para que ela realmente funcione e tenha os efeitos desejados!
Que tal incluir o controle da respiração na sua rotina de treinos?
Comments