Preparação mental esportiva no alto rendimento: exclusividade ou possibilidade?
- Paula Lampé Figueira
- 7 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Se você pensa que preparação mental no esporte é voltada apenas para a otimização da performance, está muito enganado. O objetivo principal da psicologia do esporte é o CUIDADO do praticante de atividade física, em todas as faixas etárias, nas diversas modalidades, da iniciação esportiva ao esporte profissional, incluindo também a reabilitação, as práticas em tempo livre ou lazer, projetos sociais e a clínica do esporte.
O alto rendimento não é de maneira alguma exclusividade do trabalho de preparação mental na psicologia no esporte, mas sim uma de suas possibilidades. Mas sem dúvidas é o campo de mais conhecido e divulgado na mídia, além de ser tema de extensa produção científica voltada para a otimização do desempenho do atleta.
A questão é que no alto rendimento raramente se inclui a escuta da experiência de sofrimento psíquico do atleta como parte do seu contexto. Afinal, vivemos numa sociedade obcecada pela alta performance "onde os fracos não tem vez”. Mas é exatamente na falha e no fracasso que algo do sujeito-atleta pode ser escutado para além das exigências da alta performance que marcam não só o universo esportivo, mas a nossa sociedade de modo geral.
A preparação mental esportiva em qualquer faixa etária, categoria, ou modalidade deve englobar o cuidado integral do atleta, considerando as suas singularidades, limitações e potencialidades. No meu trabalho a prioridade será sempre a saúde mental e o bem estar do atleta, onde sem dúvidas, a otimização do desempenho será um efeito desse processo.
Comments